domingo, 2 de outubro de 2011

Deus acha que beleza é fundamental.

Ao que parece, o poeta Vinícius de Moraes não estava só, quando teve a inspiração para criar a sua célebre frase "As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental".

 De acordo com a Bíblia, Deus concorda plenamente com ele, pois o critério que usou para escolher aquelas pessoas que destacariam na nas histórias foi justamente a beleza.

A insistência em salientar a beleza das personagens principais, deixa claro que o deus bíblico é, acima de tudo, muito preconceituoso. Além de deixar evidências de que ele foi criado pelo homem.

Veja abaixo algumas citações bíblicas, com meu comentário intercalado, em vermelho.


- E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses (Gênesis 2.2 - Hebreus 11.23 - Atos 7.20).

O Rei do Egito havia ordenado a matança de todos os meninos que nascessem das mulheres hebréias, e muitos foram mortos logo após o nascimento, mas Moisés escapou porque era formoso.


2º - E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis... Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo (1 Samuel 9:1-2).

Deus achou graça na beleza de Saul e, por isso, o instituiu como o primeiro rei de Israel. A prova de que Saul não estava qualificado ao cargo está nas suas atitudes enquanto ocupou o trono. 


3º - Então mandou chamá-lo (Davi) e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo (1 Samuel 16.12). 

Depois que Saul “pisou na bola”, Deus indicou Davi, outro jovem bonito, para o suceder.


4º - E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante (Gênesis 39:6).

Deus favoreceu José porque ele era formoso.


5º - Ora, Labão tinha duas filhas: a mais velha chamava-se Lia, e a mais nova Raquel. Lia tinha os olhos embaciados, e Raquel era bela de talhe e rosto (Gênesis 29:16-17). 

Deus preparou Raquel para ser a esposa de Jacó porque ela era muito bonita. (Gênesis 29.17,18).


6º - Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.
  E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.
  E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu
(Gênesis 24:14-16).
 

Deus preparou Rebeca, uma moça muito bonita, para ser a esposa de Isaque. 


Mostrando ainda mais o quanto o deus bíblico é preconceituoso, de acordo com Levíticos 21.16-24, deus não queria ver por perto pessoas com algumas deficiências físicas, tais como, os cegos, os coxos, pessoas que tinham o nariz chato, órgãos genitais grandes, pessoas que tivessem quebrado o pé ou a mão, corcundas, anões, estrábicos, míopes, pessoas com glaucoma, conjuntivite ou catarata, ou sarna, ou impigem, ou que tivessem problemas nos testículos.

Portanto, a velha citação de que Deus não faz acepção de pessoas, encontrada em várias passagens, é mais uma, das inúmeras contradições bíblicas.

4 comentários:

  1. Fiquei espantado em como este texto é tão falacioso! Simplesmente uma distorção dos trechos bíblicos, qualquer leigo vê claramente que não há favorecimento de Deus em nenhum dos textos por causa da beleza. E eu vou mostrar:

    1) Moisés: Note que o texto não diz que "Deus escolheu a Moisés porque ele era formoso". O texto diz que "a mãe do menino viu que ele era formoso e por isso o escondeu". Ou seja, a beleza chamou a atenção da mãe e fez com que ela desafiasse o decreto do Faraó e escondesse o menino. Se Deus não tivesse feito o menino nascer bonito (ou não tivesse chamado a atenção da mãe de outra forma), talvez Moisés teria morrido ainda bebê e o seu povo não teria sido liberto! Tudo foi parte do propósito de Deus. Note também que se o bebê não fosse bonito, talvez não teria chamado também a atenção da filha de Faró, de modo que ele não teria crescido no palácio e provavelmente teria morrido nas águas do Rio Nilo. Ou seja, a beleza do bebê Moisés foi necessária e fundamental em pontos-chave da vida dele. A relação causal "Deus o escolheu porque ele era bonito" é totalmente inaplicável aqui.

    2) Saul: A história está muito mal contada. Os hebreus não tinham rei, por isso o povo insistiu com o profeta Samuel para que escolhesse um rei dentre o povo. Deus não gostou da atitude do povo, pois estavam ingratos pelo governo teocrático-profético e invejosos pelos outros povos, que tinham reis. Por isso Ele escolheu um homem que era APARENTEMENTE ideal, rico e bonito, sabendo que o povo ia gostar, mas que não era bom de coração. (Ler 1 Sm 9)

    3) David: Anos depois, Deus escolheu um que verdadeiramente merecia ser rei em Israel, e dessa vez não foi um homem rico nem forte, mas sim temente a Deus, bondoso e valente. Essas são as características mais exaltadas de David no texto bíblico, a beleza é só um complemento. (Ler 1 Sm 16).

    4) José: O texto citado não diz que DEUS favoreceu a José porque ele era formoso. Diz que Potifar, o mestre egípcio, favoreceu José, mais provavelmente porque ele era confiável e íntegro, afinal ninguém confia posses a um escravo só porque ele é bonito (embora isso possa ajudar um pouco, ou seja, mais uma vez foi um propósito de Deus com a beleza de alguém).

    5) Raquel/Lia: isso não faz sentido, pois o texto destaca a beleza tanto de Lia (olhos "meigos", segundo a tradução NVI) quanto de Raquel. E Deus não escolheu apenas uma ou outra pra ser esposa de Jacó, foi Jacó que se apaixonou por Raquel, provavelmente porque foi a primeira das duas que ele viu. E no final ele acabou casando com as duas, porque o sogro "trollou" ele e deu a noiva errada no casamento.

    6) Rebeca: Se "Deus escolheu" Rebeca, não está claro no texto que Ele escolheu porque ou apenas porque ela era bonita. Há tantos fatores mais importantes a se considerar, como se Isaque iria gostar dela, como seria a genética dos seus filhos (que iriam se tornar a nação escolhida), etc. Além disso, Abraão queria alguém que fosse do seu clã, provavelmente haviam poucas opções. Rebeca era prima em segundo grau de Isaque, como podemos ler no texto.

    BÔNUS) Levítico 21: Note-se o contexto ao qual o texto se refere. O livro de levítico contém instruções dadas por Deus aos sacerdotes enquanto os hebreus estavam como nômades no deserto. Primeiro de tudo deve-se considerar como uma questão higiênica, manter afastados os doentes, num ambiente tão hostil e precário quanto um deserto. Segundo, essas leis cerimoniais para os judeus vigoraram até a morte de Cristo, quando a mensagem de Deus tornou-se disponível para todos os povos da terra. Em terceiro lugar, o conteúdo simbólico dessa passagem é importante, pois ilustra o nível de santidade (separação) que Deus exige de quem quer se aproximar dEle. Os defeitos físicos deste texto podem ser interpretados simbolicamente para os dias de hoje como defeitos espirituais, tais como maldade, inveja, engano, perversidade, ganância, etc.

    (continua)

    ResponderExcluir
  2. (continuação)

    Aliás, sobre "beleza na Bíblia", eu ainda queria acrescentar algo: Dizer que Deus escolheu os principais personagens da Bíblia por suas 'virtudes físicas' torna-se absurdo quando vemos que o personagem principal da Bíblia (Ele mesmo, Jesus Cristo) era feio! Veja o que profetizou Isaías a respeito do Messias:

    "Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos." Is 53.2

    E finalizando, mais um texto retirado justamente de um dos que você citou, sobre Davi:

    "Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir".

    O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração".

    Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu a este".

    Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu".

    Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes".

    Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? " Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue".

    Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". " 1 Sm 16.6-12

    A aparência de Davi foi uma mera observação do autor, o texto mostra claramente que os outros irmãos de Davi também eram formosos e eram muito mais altos e fortes, características mais adequadas a um rei guerreiro.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Bom, acho que os textos falam por si. Não fosse a "preferência de Deus" pela beleza, os comentários dos escritores acerca dela seriam certamente dispensados. Mas, vamos à réplica.

    1 Moisés: "Se Deus não tivesse feito o menino nascer bonito (ou não tivesse chamado a atenção da mãe de outra forma), talvez Moisés teria morrido ainda bebê e o seu povo não teria sido liberto!"

    Nesse caso, Deus, além da sua preferência pelos que eram belos, se rende à beleza, visto que, segundo seu comnetário, ele não teria outra forma de libertar seu povo se não fosse através de alguém extremamente belo. Além disso, e quanto às outras mães, que tiveram os seus filhos mortos? Por acaso elas acharam seus filhos feios?

    2 Saul: "Ele escolheu um homem que era APARENTEMENTE ideal, rico e bonito."

    Como se não bastasse, além da beleza ele privilegia os ricos.

    3 Davi: "Essas são as características mais exaltadas de David no texto bíblico, a beleza é só um complemento."

    Um complemento indispensável.

    4 José: "mais uma vez foi um propósito de Deus com a beleza de alguém."

    Sem a qual, os seus propósitos falham?

    5) Raquel/Lia (ou Léia): "isso não faz sentido, pois o texto destaca a beleza tanto de Lia (olhos "meigos", segundo a tradução NVI) quanto de Raquel."

    Ah! Você, convenienetemente, buscou a melhor versão. Tanto que a citou.

    Então eu trago a versão Almeida Revisada da Imprensa Bíblica, que diz: "Léia tinha os olhos enfermos (ou doentes), 'enquanto que Raquel' era formosa de porte e de semblante. - Gênesis 29:17

    6 Rebeca: "Se Deus escolheu Rebeca, não está claro no texto que Ele escolheu porque ou apenas porque ela era bonita. Há tantos fatores mais importantes a se considerar, como se Isaque iria gostar dela, como seria a genética dos seus filhos (que iriam se tornar a nação escolhida), etc."

    A situação piorou. Pois agora você assumiu que deus jamais aceitaria ser um deus de pessoas geneticamente feias.

    BÔNUS: Em relação ao texto de Levíticos, você disse "Primeiro de tudo deve-se considerar como uma questão higiênica, manter afastados os doentes, num ambiente tão hostil e precário quanto um deserto."

    Mas onde fica o Deus tão poderoso que conseuiu manter novos e limpos os calçados e as vestes do seu povo? Por acaso Deus não tinha poder para purificá-los também e os permitir se aproximar do altar?

    E essa de compararar a deficiência das pessoas aos maus comportamentos dos dias de hoje fica sem comentário.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos!

    Engraçado.
    Estava pesquisando sobre a beleza feminina segundo a bíblica e sem querer me deparei com esse site.

    Considero a beleza como uma benção de Deus.

    Não sei a beleza pode ser considerado como algo relativo à cultura ou à saúde naquela época.

    Se pararmos para pensar, todos os seres humanos são criados à imagem de Deus e portanto são belos porque Deus é belo, belo no sentido de moralmente excelente, desejável e digno de elogio (Se quiser, olhar depois o artigo "How Can I See the Beauty of God?" - site Desiring God). Vejo que aqui inclui o corpo humano de tal forma que todos os membros funcionem corretamente, além do próprio aspecto meramente estético.
    Mas devido à queda do homem ou ao pecado do homem (culpa do homem), a criação esteve sujeito à imperfeição. Isso com certeza estragou a perfeição da criação (incluindo a beleza, causando possíveis deficiências e mortes).

    Todos que buscam a Deus com reverência/humildade, Deus jamais rejeita sem fazer distinções("e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei" - João 6:37). Pois é o homem que rejeita naturalmente Deus primeiro (Romanos 1:21). Se tiver tempo, pesquisar depois sobre a doutrina do pecado original e da depravação total. Quando Jesus veio, muitos fariseus recusaram mesmo vendo seus milagres. O povo também recusou, soltando Barrabás no final.

    Sem dúvida, Deus poderia fazer uma pessoa nascer bela para os padrões daquela época, ou seja, isso se aplicaria tanto a pessoas que seguiam ou não os mandamentos de Deus. (Uma pergunta apenas para reflexão: Por que Deus não abençoaria aqueles que o agradam?) Assim como Deus distribui riqueza, saúde, amigos, status, Deus abençoa com a beleza. Isso, na teologia, chamamos de graça comum (Mateus 5:45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos).

    Olha que interessante no caso de algumas mulheres:
    Em Genêsis 6:2, temos mulheres que eram explicitamente "formosas".
    Em 1 Reis 11:1-8, com certeza alguma das mulheres de Salomão eram consideradas belas. Dalila e a mulher de Potifar na história de José também podem ser prováveis de serem formosas.
    Percebe-se que todas essas mulheres não foram bons exemplos na bíblia apesar da sua aparente beleza.

    Concordo com as palavras de Agostinho que acabei encontrando: "A beleza é realmente um bom dom de Deus; mas que os bons não pensem que ela é um grande bem, pois Deus a distribui mesmo para os maus." Gostaria de encontrar em qual livro está essa frase para futura leitura.

    Sobre Levítico 21:16-23, isso só se aplicava à família de Arão. Este site explica muito bem: https://www.esbocandoideias.com/2018/03/deus-proibe-deficientes-prestar-culto.html.

    Bom Domingo!

    Deus o abençoe e

    Fique na paz de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!