sábado, 22 de outubro de 2011

A Ciência faz milagres, e os mostra.

Apesar de não concordar com estes programas de televisão, voltados à arrecadação de fundos para dar apoio a entidades que cuidam de crianças deficientes, por achá-los sensacionalistas, pois bastaria que os atores, apresentadores, cantores e políticos doassem uma pequena fatia dos seus salários, para que as metas de arrecadação fossem alcançadas, parei para assistir a um deles por um instante.

O que chamou a minha atenção foi o depoimento de um garotinho, de dez anos, que não possui os braços e as pernas.

No palco, sentado em uma cadeira, ele pronunciou umas palavras muito comoventes, depois, auxiliado por sua mãe, colocou as próteses de duas pernas e levantou-se.

Fiquei pensando comigo mesmo – quantos “milagres” como este a Ciência faz pelo mundo inteiro, trazendo qualidade de vida a milhares de pessoas.

Quando me refiro aqui à palavra milagre, faço referência a feitos grandiosos, produzidos por mãos humanas, com o auxílio da Ciência e da Tecnologia; não a supostos feitos extraordinários, atribuídos a entidades sobrenaturais.
 
Ao longo do tempo, desde a confecção dos primeiros instrumentos de caça até a invenção dos aparelhos modernos utilizados pela medicina, a Ciência tem transformado, cada vez mais, para melhor a vida dos seres humanos.

Ao contrário dos milagres imaginários das religiões, os milagres da Ciência estão aí, ao alcance de todos. E todos se beneficiam deles, inclusive os religiosos, que os criticam e desdenham. Não é incomum pessoas conseguirem curas para suas doenças com tratamentos médicos, e agradecerem, desonestamente, aos seus deuses e santos em suas igrejas.

À medida que a Ciência se desenvolve, a qualidade de vida das pessoas melhora consideravelmente. Somente o conhecimento é capaz de fazer algo em prol da humanidade.

No caso do garotinho deficiente, podemos ver que, “milagres” são coisas que só a Ciência consegue fazer, pois, diante do mundo inteiro, através de um canal de televisão, pode dizer:

Levanta-te e anda!

3 comentários:

  1. Vendo esse topico, me lembrei de um documentario no youtube, mostrando os ultimos avanços na tecnologia de proteses, e a que nivel essa tecnologia pode chegar no futuro proximo.

    http://www.youtube.com/watch?v=IshL18Lh64I&list=FLzhg6X0n_S9VKWoGnaiEOeg&index=7

    ResponderExcluir
  2. Ótimo vídeo, Maurício!

    A Ciência, sim, tem feito muito pelas pessoas. Enquanto isso, muita gente tenta atribuir milagres a deuses que, comprovadamente, não conseguem restaurar nem mesmo uma simples cárie dentária.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando que o tema tem haver com tecnologia, recomendo a serie, Brave new world with Stephen Hawking, mostrando os mais assombrosos avanços na tecnologia.

    http://www.seriesfree.biz/2011/10/brave-new-world-with-stephen-hawking/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!